sexta-feira, 30 de julho de 2010

DOCTV América Latina: Uma viagem pelo continente latino-americano

DOCTV América Latina: Uma viagem pelo continente latino-americano

EBC/TV Brasil - 28/07/2010

A TV Brasil vai estrear no dia 19 de agosto, às 23h, a série de 14 documentários inéditos produzidos em 14 países latino-americanos. Os documentários foram selecionados e financiados pelo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Latino-americanos. Esta é a segunda edição do programa DOCTV América Latina, fruto de uma parceria inédita entre produtores independentes, autoridades nacionais e emissoras públicas dos países envolvidos.

O documentário “Laura”, dirigido por Felipe Barbosa, representa o Brasil no programa DOCTV Latino América. Sua pré-estreia está marcada para o dia 11 de agosto, em um evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O longo conta a história de uma imigrante brasileira em Nova York. Há 25 anos ilegal, Laura sai todas as noites para as festas mais badaladas, freqüenta os restaurantes mais caros da cidade, fura as pré-estreias dos filmes mais quentes e, no entanto, mora numa espécie de cortiço em Manhattan onde tem que dividir o banheiro com os demais moradores do andar, na sua maioria imigrantes ilegais.

Fazer-se vista e reconhecida, numa luta constante contra o fracasso e o anonimato, é a única maneira de Laura se manter viva. O filme questiona o que significa sucesso; examina o medo do retorno à pátria; a pressão inconsciente de uma família abandonada em Curitiba, e a criação consciente de uma fantasia como forma de proteção.

O que é o DOCTV?

DOCTV América Latina é o primeiro programa de fomento à produção e teledifusão de documentários latino-americanos. Trata-se de um modelo pioneiro de coprodução e teledifusão em rede continental.. Além de serem transmitidos para o público de televisão, estimado em dez milhões de pessoas, participa de diferentes festivais de cinemas na América Latina. Ou seja, há uma articulação dinâmica entre cinema e televisão.

A REDE DOCTV América Latina é uma aliança estratégica sem precedentes entre autoridades nacionais, televisão pública e produtores independentes de 14 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, que reúne 34 instituições e organizações.

Antes da etapa de produção, os diretores e produtores participam de uma oficina de Desenvolvimento de Projetos em Havana, Cuba, organizado pela Unidade Técnica do Programa e a Fundação do Novo Cinema Latino-Americano (FNCL) com o apoio do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográficas (ICACI) e a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário