segunda-feira, 24 de agosto de 2009

TV Brasil lança desafio para produção audiovisual até 2 de setembro inscrições

Meio Ambiente e Sustentabilidade - A nova parceria da TV Brasil com a produção independente

EBC / TV Brasil - 17/07/2009

Em meio às discussões sobre as grandes mudanças climáticas do planeta, o futuro da Terra com a destruição permanente de seus mananciais de água doce, florestas, oceanos e de sua atmosfera, a TV Brasil lança um desafio aos seus parceiros da produção audiovisual. Estão abertas as inscrições para o concurso que vai selecionar a melhor série sobre o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Esse debate, antes restrito aos líderes governamentais, cientistas e pesquisadores agora, a cada dia, ganha mais espaço e se torna uma preocupação de todos. Os cidadãos querem saber sobre os efeitos das alterações climáticas no seu dia a dia, no seu trabalho e na sua saúde, até mesmo no seu lazer e, principalmente no futuro das próximas gerações.

O tema será o ponto de partida para a TV Brasil estreitar ainda mais a parceria da produção audiovisual independente brasileira com a televisão pública. Pela primeira vez, uma emissora brasileira aberta utilizará o sistema de pitching para escolher uma produtora que fornecerá programas para sua grade. Até 2 de setembro, os realizadores poderão inscrever seus projetos nesta nova modalidade de concurso, já bastante difundida em todo o mundo, que permite a agilidade de produção necessária para uma emissora de televisão.

O concurso está aberto a todas as produtoras independentes, constituídas sob as leis brasileiras e registradas na Agência Nacional do Cinema – ANCINE. O projeto vencedor, que será conhecido no dia 26 de outubro, firmará um contrato de coprodução no valor de R$ 1.080.000,00 (hum milhão e oitenta mil reais) para custear o desenvolvimento e produção de uma série completa com 36 programas de 36 minutos cada abordando educação ambiental e sustentabilidade.

Esta série será exibida em âmbito nacional, nos canais operados pela EBC e pelos associados, parceiros e colaboradores interessados, integrantes ou não da Rede Nacional de Comunicação Pública ao longo do ano de 2010.

O Pitching

Os interessados em participar deste concurso devem acessar os sites www.tvbrasil.org.br ou www.ebc.com.br onde encontrarão o edital com todos os detalhes sobre formato, documentação, prazos e local de inscrição, assim como contatos para solucionar qualquer dúvida.O concurso terá duas etapas. A fase inicial será semelhante aos concursos tradicionais, com o envio do material em envelopes sem identificação, que serão avaliados por uma comissão julgadora composta de cinco pessoas – três funcionários da EBC e dois profissionais de notório conhecimento na área.

Dez projetos serão selecionados para a fase final, em uma sessão pública onde a comissão julgadora promoverá o “pitching”. Cada candidato fará uma defesa oral de seu projeto e apresentará sua proposta em um DVD de demonstração. A EBC convidará um representante do Conselho Curador para acompanhar os trabalhos. Todo o processo deste concurso como prazos, relação de selecionados, finalistas até o vencedor, poderá ser acompanhado através dos sites da EBC e da TV Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário