terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aprovados oito canais digitais para TVs públicas

Aprovados oito canais digitais para TVs públicas

Tempo real - 11/08/2009 16h35

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou há pouco a outorga de oito canais digitais, com largura de banda de 6 megahertz cada um, para emissoras de televisão do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Poder Executivo, da Radiodifusão Pública, da Educação, da Cultura e da Cidadania. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e segue para análise no Senado.

O texto aprovado é o substitutivo do relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), ao Projeto de Lei 277/07, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).Pelo substitutivo, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) deverá reservar permanentemente esses canais. Já o projeto original prevê que os interessados devem manifestar interesse ao órgão regulador em até cinco anos após a promulgação da lei para receber as concessões. Também segundo a proposta de Inocêncio, os canais iriam para Câmara, Senado, STF, Radiobrás, assembléias legislativas, câmaras de vereadores e emissoras educativas.

Democratização da informação

Para o relator da matéria na CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a proposta fortalece a "garantia de democratização da informação e pode assegurar a preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas na programação da televisão". (Agência Câmara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário