terça-feira, 18 de agosto de 2009

EBC assina protocolo de cooperação internacional com agência do Itamaraty

EBC assina protocolo de cooperação internacional com agência do Itamaraty

A EBC – Empresa Brasil de Comunicação assinou ontem (17) protocolo de intenções com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, que permitirá a implementação de projetos de cooperação técnica na área de comunicação com países em desenvolvimento.


Na reunião em que foi assinado o protocolo, a diretora-presidente da EBC, jornalista Tereza Cruvinel, destacou que esse acordo permitirá e tornará mais efetiva “a relação com a mídia pública de outros países, principalmente da África, e também com Portugal”. Segundo ela, o protocolo evitará dificuldades operacionais, que impediam acordos visando a troca de conteúdos e coproduções.Assinado pela diretora-presidente Tereza Cruvinel, e por Marco Farani, diretor da ABC, o protocolo atende a uma das prioridades do governo federal, no sentido de que a cooperação técnica prestada aos países em desenvolvimento “constitui uma das principais vertentes da política externa brasileira”.


Outro fator destacado pelo protocolo é que são crescentes as demandas apresentadas pelos países beneficiados pela cooperação horizontal brasileira e que o protocolo se faz entre a ABC, por ser responsável pela coordenação da cooperação técnica internacional do Brasil, e pela EBC, porque detém “reconhecida competência na área de comunicação”.


Tereza Cruvinel disse que o principal interesse de países em desenvolvimento, que pretendem assinar acordos com a EBC, é a capacitação do jornalismo e das televisões, por meio de treinamentos e tecnologias. Ela informou a realização, em novembro, de um seminário de mídias públicas da América Latina.(Site da EBC: www.ebc.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário