sexta-feira, 21 de maio de 2010

TV Brasil lança na segunda-feira seu canal internacional

TV Brasil lança na segunda-feira seu canal internacional

EBC / TV Brasil - 21/05/10



A TV Brasil dará início na segunda-feira, dia 24 de maio, às transmissões de seu canal internacional, que começará a ser distribuído pelo continente africano. O lançamento acontecerá em solenidade no Itamaraty, às 15 horas, com a participação do presidente Lula e de representantes da comunidade africana. A solenidade será transmitida para a África pelo Canal Internacional.


Como toda TV Pública nacional, a TV Brasil vem planejando há algum tempo seu canal internacional, destinado a divulgar informações sobre o país, sua cultura, seu povo, suas riquezas e suas oportunidades. Atenderá ainda a uma forte demanda da comunidade de brasileiros emigrados para que a programação da TV Pública seja oferecida no exterior. O Brasil tem hoje mais de três milhões de brasileiros que vivem em outros paises. Eles apresentaram esta reivindicação na II Conferência de Brasileiros no Mundo, organizada pelo Itamaraty em Outubro passado.


A partir de segunda-feira, o sinal estará disponível em 49 países africanos (lista de paises no final do texto). O canal será transmitido em Língua Portuguesa, como fazem os canais das TV públicas internacionais (BBC/Inglaterra, RTVE/Espanha, RAI/Itália, Canal Cinq/França, NHK/Japão), que transmitem em sua língua natal. A programação será composta por conteúdos da própria TV Brasil, selecionados com ênfase em aspectos informativos e culturais sobre o Brasil, ajustados ao fuso horário de Angola, que é de quatro horas a mais que o fuso de Brasília. O telejornal Repórter Brasil, por exemplo, será transmitido ao vivo, chegando ao continente africano à uma hora da manhã, sendo reprisado depois no início da manhã. Haverá ainda, na grade africana, três programas criados especialmente para o canal internacional. O Conexão Brasil, que situa a posição do Brasil em relação a grandes temas mundiais; O Brasileiros no Mundo, voltado para as comunidades de emigrados, e o Fique Ligado, uma agenda cultural para os brasileiros que vivem no exterior.




Para ter sua programação distribuída no continente africano, a TV Brasil firmou acordo com a operadora Multichoice, maior operadora de TV por assinatura do continente, que opera através dos sistemas DTH e cabo. O canal TV Brasil Internacional estará em seu pacote básico, sem custos adicionais para o assinante. Os 49 paises que serão alcançados pela Tv Brasil Internacional têm uma população de 559 milhões de pessoas. Neles, 2,5 milhões são assinantes da operadora Multichoice. Entre eles estão cinco paises de Língua Portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.


Para a montagem do canal, a Empresa Brasil de Comunicação teve pouquíssimos gastos operacionais. O satélite que está sendo usado já era utilizado para distribuir o Canal Integración, canal criado em 2003 pela antiga Radiobrás, em parceria com os três poderes da República e TVs latino-americanas, com o objetivo de fortalecer a idéia da integração continental. Depois de cumprir este importante papel, a parceria foi encerrada e o satélite utilizado para distribuir o novo Canal Internacional. A programação é a do canal doméstico, com exceção dos três programas específicos já mencionados.


Em breve, a TV Brasil Internacional chegará aos Estados Unidos, aos paises da América Latina, ao Japão e à Europa.


Lista dos paises que serão alcançados pelo canal internacional da TV Brasil.



1. Angola

2. Benin

3. Botsuana

4. Burkina Faso

5. Burundi

6. Camarões

7. Arquipélago de Cabo Verde

8. República Centro Africana

9. Chade

10.Comores

11.Congo

12.Costa do Marfim

13.República Democrática do Congo

14.Djibuti

15.Guiné Equatorial

16.Eritréia

17.Etiópia

18.Gabão

19.Gana

20.Guiné

21.Guiné Bissau

22.Quênia

23.Lesoto

24.Libéria

25.Madagascar



26. Malawi

27. Mali

28. Mauritânia

29. Maurícios

30. Mayotte

31. Moçambique

32. Níger

33. Nigéria

34. Reunião

35. Ruanda

36. São Tomé e Príncipe

37. Senegal

38. Seychelles

39. Serra Leoa

40. Somália

41. Santa Helena

42. Sudão

43. Suazilândia

44. Tanzânia e Zanzibar

45. Gâmbia

46. Togo

47. Uganda

48. Zâmbia

49. Zimbábue

Nenhum comentário:

Postar um comentário