quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jornalista defende compromisso da mídia com direitos humanos

06/05/2010 10:59
Jornalista defende compromisso da mídia com direitos humanos

A jornalista e diretora da TV Comunitária de Niterói, Cláudia de Abreu, defendeu há pouco a diretriz 22 do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que trata da comunicação. Essa diretriz prevê a criação de um marco legal que estabeleça o respeito aos direitos humanos como condição para renovar as concessões de rádio e TV.

“Quem é a favor da democratização dos meios de comunicação deve defender a diretriz 22 do PNDH-3”, afirmou a jornalista, em seminário sobre mídia e direitos humanos que ocorre na Câmara.

Cláudia de Abreu disse que é favorável ao controle social da programação e ao fim de renovações automáticas de concessões para televisão e rádio. “Controle social não é censura. A queda da censura foi importante conquista da qual não abrimos mão. A participação popular na construção de políticas públicas favorece a liberdade de expressão”, afirmou.

A diretriz 22 tem sido alvo de críticas, no entanto, por propor a criação de um ranking sobre mídia e direitos humanos. Segundo os críticos, esse ranking cercearia a liberdade de expressão.

Baixaria na TV
O seminário sobre mídia e direitos humanos está sendo promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Após as discussões sobre o PNDH-3, será apresentado o 17º ranking da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”.

O seminário foi proposto pela presidente da comissão, deputada Iriny Lopes (PT-ES), e pelo deputado Pedro Wilson (PT-GO). O evento ocorre no plenário 7.

Leia a íntegra do PNDH-3

Agência Câmara
Reportagem – Rachel Librelon
Edição - Pierre Triboli

Nenhum comentário:

Postar um comentário