quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estreia: Sábados Azuis – Histórias de um Brasil que dá certo

Estreia: Sábados Azuis – Histórias de um Brasil que dá certo

seg, 19/09/2011 - 18:21 — ericas

Nova série mostra iniciativas positivas da sociedade civil por todo o Brasil

A TV Brasil estreia sábado ( 24), às 22h, Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, série inédita e exclusiva, que venceu o concurso ( pitching), realizado pela emissora pública em 2010. É baseada no livro do jornalista e deputado Márcio Moreira Alves, que faleceu em 2009, aos 72 anos. A série enfoca experiências positivas da sociedade civil brasileira e tem forte conotação social.

Sábado Azuis, que será apresentada sempre aos sábados, tem 32 programas e está dividida em oito grandes temas: Brasil Tecnológico, Brasil Sustentável, Artesanal, o Brasil das Letras (Educação), Brasil Rural, dos Imigrantes, Brasil das Festas e Brasil Saudável.

Cada tema será abordado em quatro programas de 26 minutos, compondo uma ampla crônica audiovisual sobre a vida brasileira no início do século XXI. Os roteiros dos diversos episódios contemplam as várias regiões do país, dialogam entre si, criando um panorama rico e representativo da diversidade econômica e sócio-cultural do Brasil.

Sábados Azuis propõe um retrato da civilização brasileira, escrito e desenhado por pessoas, famílias, comunidades, instituições públicas e privadas; todos protagonistas das mais variadas ações sociais.

A série abre com o projeto Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que realiza há 14 anos um trabalho de educação para o trânsito entre os jovens de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A iniciativa foi criada pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago Moraes Gonzaga, jovem que perdeu a vida num acidente de carro. A missão do projeto é mobilizar a sociedade para uma mudança de “atitude no trânsito”, através de ações educativas e culturais, com o objetivo de valorizar e preservar a vida.

Entre as ações do Vida Urgente, destacam-se o Buzoom, um “ônibus-carona” que garante o retorno seguro dos freqüentadores das grandes festas e eventos especiais na cidade de Porto Alegre. Já o Blitz Vida Urgente organiza blitzs civis em vários pontos da cidade para monitorar os jovens que estão alcoolizados.

Diza Gonzaga é realista quanto ao alcance do projeto: “O Vida Urgente não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso a campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo, diz.”

O projeto Vida Urgente já ganhou 22 prêmios, possui uma publicação em livro e um site: www.vidaurgente.org.br/site/

Classificação: Livre

Sobre Marcio Moreira Alves - Carioca, o jornalista iniciou suas atividades profissionais aos 17 anos como repórter do Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. Além de atuar na imprensa, como colunista dos principais jornais nacionais, escreveu livros. Marcito, como era conhecido, participou de momentos importantes da história brasileira. No dia 2 de setembro de 1968, em protesto contra a invasão da Universidade de Brasília, o então deputado Marcio Moreira Alves pronunciou um discurso na Câmara, sugerindo um “boicote ao militarismo” pedindo que ninguém participasse das comemorações no 7 de setembro. Esse pronunciamento foi considerado como ofensivo “aos brios e à dignidade das forças armadas”. No dia 13 de dezembro, o Ato Institucional n° 5 foi decretado pelo presidente Costa e Silva. Márcio Moreira Alves se exilou em 1968, vivendo em vários países. Em 1979, retornou ao Brasil, beneficiado pela Lei da Anistia.

Fonte: Site: TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário