segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EBC, MiniCom e Arpub assinam acordo para capacitação de profissionais que atuam em rádios públicas e comunitárias

EBC, MiniCom e Arpub assinam acordo para capacitação de profissionais que atuam em rádios públicas e comunitárias

seg, 26/09/2011 - 14:59 — ericas

O ministro das Comunicações Paulo Bernardes, a presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Tereza Cruvinel e o presidente a Associação Brasileira de Rádios Públicas(Arpub), Mario Sartorello, assinaram hoje (26/9), no Espaço Cultural da EBC, acordos de cooperação para qualificar profissionais que trabalham em rádios públicas e comunitárias.

Foi a primeira vez que o ministro Paulo Bernardes visitou as novas instalações da EBC.De acordo com o ele, a assinatura dos convênios segue orientação explícita da presidenta Dilma Roussef, que lhe recomendou atenção especial à comunicação pública do país.“Ela pediu um informe detalhado sobre a situação das rádios comunitárias e sobre o nosso plano de outorgas. Acreditamos que com esses convênios podemos melhorar a qualidade dessas rádios, aproveitando a experiência dos bons veículos públicos, como os do EBC”.

A diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel afirmou que “com este convênio, a EBC reitera seu compromisso com o fortalecimento do campo público da comunicação, que vai além da EBC".

O presidente da Arpub, Mario Sartorello, disse que além das emissoras da EBC, outras sete rádios públicas - a Rádio Educadora-BA, Rádio Aperipê FM-SE, Rádio Ufscar-SP, Rádio Cultura-PA, Rádio FM Cultura-RS, Universitária AM – GO, Rádio Unesp FM-SP, já manifestaram interesse em aderir ao convênio, promovendo cursos de qualificação nas suas respectivas áreas de atuação.

Segundo o Superintendente de Rádio Orlando Guilhon, as rádios do sistema EBC promoverão oficinas de qualificação no Rio de Janeiro e em Brasília nas áreas de gestão, produção de conteúdo e tecnologia.


As rádios comunitárias foram legalmente no constituídas no Brasil em 1998, por meio da lei 9.612, mas estão efetivamente no ar, em vários pontos do país, desde a década de 1980 e representam uma das mais importantes manifestações pelo direito à livre expressão e ao direito à comunicação.

Fonte:Site da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário