segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comandante brasileiro define com tropas novo plano de segurança para o Haiti


Comandante brasileiro define com tropas novo plano de segurança para o Haiti

18/01 - 12:29 - Vicente Seda, enviado especial a Porto Príncipe



PORTO PRÍNCIPE – O comandante do contingente militar da ONU no Haiti, o general brasileiro Floriano Peixoto, está reunido na manhã desta segunda-feira com comandantes das tropas de segurança de 17 nações para traçar um novo plano de segurança para o país caribenho, atingido por um terremoto devastador na última terça-feira. De acordo com uma fonte ouvida pelo iG, a nova estratégia a ser adotada tem como objetivo impedir que o clima de violência e instabilidade se alastre pelo Haiti.

Veja imagens da tragédia no Haiti

Onda de saques afeta Porto Príncipe; assista
Saiba quem são os brasileiros mortos no Haiti
Direto do Haiti: Em meio à tragédia, sinais de que a vida segue
Direto do Haiti: Em meio ao caos, o alívio de novas vidas
Veja as principais notícias sobre o terremoto no Haiti


Também participam dessa reunião, membros da cúpula da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, a MINUSTAH, informou uma fonte.

No domingo, em entrevista coletiva, o general Floriano Peixoto afirmou que a atuação brasileira no Haiti terá como prioridade manter a segurança do país, enquanto as tropas americanas ficarão focadas na ajuda humanitária.

Vicente Seda

General Floriano Peixoto durante entrevista coletiva em Porto Príncipe



Questionado sobre a atuação dos Estados Unidos no controle do aeroporto haitiano, o comandante brasileiro preferiu não fazer comentários. Segundo ele, trata-se de um acordo entre os governos do Haiti e dos EUA.

Devido à dificuldade de pouso, a chegada do hospital de campanha brasileiro ao Haiti foi adiada em 24 horas. De acordo com o general, o atraso foi causado pelo enorme fluxo de aeronaves que chegam com efetivos militares e ajuda humanitária desde o dia da tragédia.

Peixoto afirmou, ainda, que a questão das eleições legislativas, previstas para fevereiro, ainda não entraram na pauta de discussões, o que deve ocorrer apenas nas próximas semanas. "A questão da eleição será discutida, mas agora a prioridade é resgate, segurança e atendimento à população".





Veja também:
Veja fotos da destruição após terremoto no Haiti
Após a tragédia, solidariedade reúne diversos países
Fotos aéreas dão dimensão dos estragos no Haiti
Sobreviventes relatam situação de caos e angústia no Haiti
Saiba mais sobre o Haiti, o país mais pobre do Ocidente
Os mais graves terremotos dos últimos anos


Leia mais sobre terremoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário