segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filme chileno e documentário sobre guerra antidrogas triunfam em Sundance

Filme chileno e documentário sobre guerra antidrogas triunfam em Sundance




France Presse



Publicação: 29/01/2012 15:37 Atualização:

Park City - O filme chileno "Violeta se fue a los cielos" sobre a cantora Violeta Parra, um documentário sobre a guerra contra as drogas nos Estados Unidos e uma história fantástica ganharam neste sábado os grandes prêmios do festival de cinema independente de Sundance.

Na seção internacional, "Violeta se fue a los cielos" recebeu o Grande Prêmio do Juri ao término da 28ª edição do festival realizado em Park City (Utah, oeste).

Já o Grande Prêmio de Ficção americano, o mais prestigioso do evento, ficou com "Beasts of the Southern Wild", um filme repleto de animais imaginários que narra as aventuras de uma menina de seis anos nos confins do mundo.

"The House I Live In", de Eugene Jarecki, que retrata com uma visão crítica a guerra contra as drogas iniciada há 40 anos pelos Estados Unidos, ganhou o Grande Prêmio de Documentário americano.

"Este é um reconhecimento que recebemos em nome de toda a comunidade cinematográfica chilena, gostaria estar aí para comemorar com vocês", disse o diretor de "Violeta se fue a los cielos", Andrés Wood, por meio de uma nota em inglês lida na cerimônia.

O filme conta a história da cantora e compositora chilena, Violeta Parra, que se suicidou em 1967 com um tiro na cabeça.

Já o filme vencedor "Beasts of the Southern Wild" foi realizado como parte de um programa do Instituto Sundance, que organiza o festival.

"Espero que este filme seja como uma bandeira para os produtores, para que permitam que os diretores explorem o mundo, não apenas criativamente, mas também fisicamente, e que cheguem até o final do mundo, como nós fizemos", disse sua diretora, Zeitlin, ao receber o prêmio por seu primeiro longa-metragem.

O documentário de Jarecki revisa a história da chamada "guerra contra as drogas" que levou milhões de pessoas, principalmente negros e hispânicos, à prisão.

"O resultado da guerra contra as drogas nos Estados Unidos é uma tragédia. Temos 2,3 milhões de pessoas na prisão, mais que qualquer outro país no mundo. É um segredo terrível e trágico", declarou o diretor ao receber o prêmio.

Por fim, o Grande Prêmio do Juri de Documentário Estrangeiro foi concedido ao filme israelense "The Law in These Parts", que se pergunta, através de testemunhos de juízes, sobre a fundamentação da lei de emergência criada em 1967 por Israel para os territórios palestinos ocupados.

Outros vencedores da noite foram o filme turco "Can", de Rasit Celikezer, e os documentários "Love free or die" de Macky Alston, "Ai Weiwei: Never Sorry" de Alison Klayman e "Searching for Sugarman", de Malik Bendjelloul, que receberam prêmios especiais do Juri.

Este último filme também recebeu o prêmio do público, concedido também ao filme indiano-americano "Valley of the Saints", de Musa Syeed, ao americano "The Surrogate", de Ben Lewin, e ao documentário "The Invisible War", de Kirby Dick.

Neste ano Sundance apresentou cerca de 120 longa-metragens, dos quais 58 estavam em concorrência.

O festival, fundado pelo ator Robert Redford para fazer contrapeso aos estúdios hollywoodianos, ao oferecer uma vitrine à produção independente, se tornou nos últimos anos o maior festival dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário