segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TV Brasil e Agência Brasil ganham Prêmio Vladimir Herzog

TV Brasil e Agência Brasil ganham Prêmio Vladimir Herzog
Publicado em 16 de outubro de 2009


A TV Brasil e a Agência Brasil foram as vencedoras do 31° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Direitos Humanos Intangíveis, que este ano teve como tema especial o analfabetismo funcional. A Agência ganhou com a reportagem especial multimídia "Analfabetismo: a exclusão das letras", veiculada em maio de 2009. A TV Brasil recebeu menção honrosa na mesma categoria com série de três reportagens sobre educação.

A reportagem especial "Analfabetismo: a exclusão das letras" foi produzida pela repórter Amanda Cieglinski, com colaboração de jornalistas das sucursais da Agência Brasil em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba e Manaus, da equipe de fotografia e da equipe multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A reportagem traz um retrato do analfabetismo no Brasil. Com a contribuição de especialistas e depoimentos de quem enfrenta as dificuldades da falta de letramento no dia a dia, o especial aponta as principais causas do problema e possíveis caminhos para que o país supere esse desafio.

Já a série de reportagens televisivas, produzida pelo repórter Fábio Féter em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública da grande São Paulo, apresenta desafios da educação, com questionamentos sobre como educar e para que educar, além de abordar o problema do analfabetismo funcional. A série foi veiculada entre julho e agosto de 2009.

Em 2008, a Agência Brasil também foi vencedora do prêmio Vladimir Herzog, na categoria internet, pelo webdocumentário Nação Palmares. No mesmo ano, Fábio Féter recebeu o Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo com a rap-reportagem "Favela toma Conta".

A cerimônia de entrega do 31° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada no dia 26 de outubro, em São Paulo.

O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes para o jornalismo brasileiro, foi instituído em 1979 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, preso pela ditadura militar, torturado e morto nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário