segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Robinson, um homem que pregou sobre tolerância e fraternidade

Robinson, um homem que pregou sobre tolerância e fraternidade
Publicado em 27.02.2012, às 12h04



Grande Recife // opinião




Engajado, participou das campanhas pela Anistia e pelas Diretas Já
Foto: Divulgação

Inês Calado* Do NE10

Difícil ler a notícia da morte trágica do bispo anglicano Edward Robinson de Barros Cavalcanti. Um homem que escutei diversas vezes pregar sobre paz, tolerância, equilíbrio. Um homem que, acredito, soube alinhar como poucos política e religião. Um líder cristão que defendia, sem medo, a importância de se estudar a Palavra de Deus com coerência, decifrando o que ela tem a nos revelar nos dias de hoje. Sem qualquer fanatismo, mas longe de adequá-la às nossas necessidades.

Robinson tinha orgulho, sim, de sua caminhada cristã, mas nunca a impôs com autoritarismo. Se dizia distante da teologia fundamentalista e do liberalismo. Se considerava cristão, protestante, evangélico, anglicano. Exatamente nesta ordem. Para ele, a igreja era agente de transformação, uma "Utopia Possível".

Não conhecia Robinson além das portas da igreja. Mas acredito que sua vida e discurso coerente inspiravam a muitos outros, na universidade, na política, na família. Lamento, sobretudo, que o crime tenha sido praticado de forma bárbara por seu filho. Ele, que tantas vezes, pregou sobre a importância da família. Sua trajetória de amor e fraternidade não merecia terminar dessa forma.

* Inês Calado é cristã, evangélica, anglicana e repórter do NE10

Fonte: Jornal do Commercio


Grande Recife // Dor
Igreja Anglicana divulga nota de falecimento do bispo Robinson Cavalcanti
Publicado em 27.02.2012, às 08h37

9f0d0f68eab17bd5c88fc47cba4c8e79.jpg
Detalhe da página da igreja

Do NE10

O Igreja Anglicana - Diocese do Recife divulgou, em seu site, nota de falecimento do Bispo Robinson Cavalcanti. Confira abaixo:

NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que a Igreja Anglicana - Diocese do Recife, comunica o trágico falecimento do Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e de sua esposa Miriam Cavalcanti, ocorrido neste domingo 26/02/2012 por volta das 22h na cidade de Olinda-PE.

A família diocesana agradece a Deus pela vida e devotado ministério do seu Pai em Deus, pastor, mestre e amigo, um verdadeiro profeta e mártir do nosso tempo, que lutou pela causa do evangelho de Cristo, por Sua igreja, bem como pela Comunhão Anglicana, e que contou sempre com sua esposa que, como fiel ajudadora, o apoiou em todos os anos de seu ministério.

Partiu para a Eternidade deixando um legado de serviço, amor e firmeza doutrinária, pelos quais essa Diocese continuará.

Oportunamente estaremos divulgando dia, horário e local do seu sepultamento.

Revmº Bispo Evilásio Tenório – Bispo Sufragâneo Eleito

Revmº Bispo Flávio Adair – Bispo Sufragâneo Eleito

Rev. Márcio Simões – Presidente do Conselho Diocesano

Filho é suspeito de matar os pais a facadas em Olinda
Publicado em 27.02.2012, às 07h36


Crime ocorreu na casa onde o casal vivia, em Olinda
Foto: Débora Nascimento/NE10
Do NE10 Com informações da Rádio Jornal

Atualizado às 10h47

Uma tragédia familiar em Pernambuco. Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, 29 anos, é acusado de matar seus pais adotivos a facadas na casa onde moravam, na Rua Barão de São Borja, no bairro dos Bultrins, em Olinda, Grande Recife, na noite desse domingo (26), por volta das 22h. Depois dos crimes, tomou veneno.


Bispo Robinson Cavalcanti assumiu várias coordenações na UFRPE e foi candidato pelo PT

O pai, Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68, faleceu na hora. Ele era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana. A mãe, Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64, chegou a ser socorrida no Hospital Tricentenário, também em Olinda. Ela era professora aposentada.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e com licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco, Robinson Cavalcanti assumiu, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vários cargos altos - foi coordenador de graduação, de pós-graduação e de mestrado, chefe de Departamento, além de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE.

Robinson Cavalcanti também atuou nas campanhas presidenciais de Lula, de 1989 e 1994, e também foi candidato a vice-prefeito de Olinda (1996).

Para onde vamos meu Deus? O amor se esfriando no mundo! Quando um filho chega a uma selvageria dessas, demonstra o grau de frieza da falta de amor no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário