quarta-feira, 25 de maio de 2011

Morre pioneiro do movimento negro

Morre pioneiro do movimento negro

Foto:Fernando Rabelo-3.jun.10/Folhapress



RIO - O ativista Abdias do Nascimento, símbolo do combate à discriminação racial no Brasil, morreu na noite de segunda-feira aos 97 anos, no Rio. Escritor, jornalista e ex-parlamentar, ele estava internado desde abril devido a uma pneumonia que agravou problemas cardíacos e renais crônicos e não resistiu às complicações da doença.
Em nota, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Nascimento, afirmando que “o Brasil perdeu um de seus maiores líderes no combate à discriminação racial”.

Nascido em Franca (SP), em 1914, Abdias Nascimento se mudou para o Rio em 1936 e iniciou sua militância no movimento negro. É considerado responsável pela criação do Teatro Experimental do Negro (TEN), atuante no Rio de 1944 a 1968 e considerada a primeira companhia teatral brasileira aberta a promover a inclusão do artista afrodescendente. Antes disso, começara sua militância pela causa da igualdade racial no Brasil – tabu na época – aos 16 anos, em 1930, quando se integrou à Frente Negra Brasileira.

Chegou a ser preso duas vezes por protestar contra a discriminação e a ditadura do Estado Novo (1937-45) e exilou-se nos Estados Unidos por 13 anos durante o regime militar.

De volta ao Brasil, em 1981, foi um dos fundadores do PDT. Sempre como suplente, foi deputado federal entre 1983 e 1986, e duas vezes senador na década de 90.

Como parlamentar, foi um dos primeiros a apresentar projetos de ações afirmativas para negros, como o que previa a criação de cota de 20% para mulheres negras e de 20% para homens negros na seleção de candidatos ao serviço público.

Seu corpo será velado na Câmara dos Vereadores do Rio amanhã, a partir das 18h, e cremado na sexta-feira.

A Secretaria de Igualdade Racial lamentou em comunicado oficial a morte do militante, descrevendo-o como “grande ativista na luta contra o racismo e as desigualdades raciais no Brasil e no mundo.

Fonte: JC - Brasil 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário