quarta-feira, 13 de abril de 2011

TV Brasil exibe documentário premiado no Festival Internacional " É tudo verdade"

TV Brasil exibe documentário premiado no Festival Internacional " É tudo verdade"

seg, 11/04/2011 - 17:17 — ericas

O documentário "Hoje tem Alegria", que será exibido no dia 28 de abril, na TV Brasil , ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Internacional "É tudo verdade", que está sendo realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro. O filme faz parte da série Etnodoc II que a emissora pública estreia no dia 21 de abril , à meia-noite. A Comissão de Seleção do Etnodoc, relativo ao edital de 2009, selecionou 15 projetos inéditos de documentários etnográficos, de média duração, voltados para exibição em redes públicas de televisão. “Ganhamos o prêmio de melhor curta pelo júri da ABD. Já é um bom aval ao filme, uma vez que é o festival de documentários mais importante do Brasil”, comemorou o diretor Fábio Meira. Com direção de Fabio Meira e produção de Maya Da-Rin, "Hoje tem Alegria foi filmado nos meses de julho e agosto de 2010 na Ilha de Marajó, no Pará; e nas cidades de Arcoverde, Limoeiro e Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco.

Participam do curta personagens míticos da cultura circense brasileira, como o mágico Alakazam e a ex-contorcionista Índia Morena, tombada patrimônio vivo do estado de Pernambuco. Após ter visitado mais de 50 circos em sete estados, o diretor selecionou quatro deles, que juntos traçam um retrato dessa cultura que, ao contrário do que muitos pensam, está longe da extinção. Os circos geralmente se localizam em lugares periféricos, são inimigos da chuva e do público escasso. No entanto tudo é compensado com muita alegria e esforço.

O documentário não conta com entrevistas nem depoimentos. Apenas cartelas com frases que, juntas, criam uma única voz. Registrando o cotidiano de circos do norte e nordeste do Brasil, longe dos grandes centros, convivendo com esses seres errantes e apaixonados por sua arte que lutam para manter firme a tradição do maior espetáculo da Terra. SOBRE O DIRETOR Fabio Meira nasceu em Goiânia no ano de 1979. Estudou na mítica Escola de Cinema de Cuba, onde realizou vários curtas, premiados no Brasil e no exterior. Foi assistente de diretores como Ruy Guerra e Fernando Trueba. Em dezembro de 2008, ele participou da oficina “Como contar un cuento” com o escritor Gabriel Garcia Marquez. Trabalhou para o teatro e para a televisão, incluindo a direção do programa “Globo Ciência”. Em 2004, Fabio Meira dirigiu seu primeiro curta, “Dolores”, protagonizado pela atriz Claudia Ohana. Em 2005, se mudou para Cuba a fim de integrar a Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños. Na Escola, dirigiu o curta “Aramis”, em 16 mm e o documentário “Adios a Cuba”, ganhador do prêmio Caracol de melhor documentário de 2007, pela UNEAC (Unión de los Escritores y Artistas Cubanos). Seu filme anterior “Atlântico” participou de mais de 30 festivais em 18 países, tendo recebido, em 2009, o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Toulouse, na França. Mesmo ano em que se pós-graduou em roteiro de cinema pela Escola Superior de Cinema de Barcelona.

FICHA TÉCNICA Documentário, HD, Stereo, 2010. Duração: 25 min 50
seg. FICHA ARTÍSTICA Direção: Fabio Meira Produção: Fabio Meira, Maya Da-Rin Produção Pernambuco: Daniela Câmara, Stella Zimmerman Som Direto e Edição de Som: Ruben Valdés Direção de Fotografia: Daniela Cajías Câmera: Daniela Cajías, Fabio Meira Montagem: Aldo Alvarez Roteiro: Fabio Meira, Iana Paro Mixagem: Fernando Henna Correção de cor: Alexandre Cristófaro.

Fonte: Site da TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário