domingo, 5 de setembro de 2010

Famílias cantam emocionadas para mineiros presos há um mês em mina

Famílias cantam emocionadas para mineiros presos há um mês em mina


Parentes dos 33 mineiros presos em uma mina do norte chileno cantaram, tocaram buzinas e choraram neste domingo às 13h45 locais (14h45 de Brasília), um mês depois do desabamento que os deixou sepultados a 700 metros de profundidade, constatou a AFP.

"Vamos, vamos mineiros, que esta noite vamos retirá-los...", cantaram os familiares, que subiram junto com o ministro da Mineração, Laurence Golborne, em uma colina próxima à mina onde tremulam 32 bandeiras chilenas e uma boliviana, pela nacionalidade de cada um deles.

"Ao completar-se um mês, lembramos cada um de nossos 32 mineiros e um boliviano que, a esta altura, teremos que adotar", disse o ministro, que depois leu os nomes de todos.

Várias pessoas choraram e houve momentos de tensão, quando alguns se irritaram com a imprensa. "Saiam, merda", gritou uma mulher em prantos para os fotógrafos que a cercavam. O ministro pediu que a polícia retirasse os repórteres e cinegrafistas.

"Um pouquinho de respeito, por favor!", pediu Golborne.

Pouco antes, houve o hasteamento da bandeira chilena e o hino nacional foi cantado.

"Fico com pena porque não eram para estar lá completando um mês na mina. Deveriam estar com suas famílias", disse à AFP María Segovia, irmã do mineiro Darío Segovia.

"Ele está bem, a única coisa que quer é sair o quanto antes", acrescentou.

Os 33 mineiros ficaram presos em 5 de agosto e apenas 17 dias depois as autoridades conseguiram estabelecer contato e confirmar que todos estavam vivos.

Desde então, as equipes de resgate iniciaram uma troca de comunicações com os mineiros e a enviar alimentos e outros objetos.

Da AFP/Paris

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário