quarta-feira, 28 de abril de 2010

TV Brasil e emissoras estaduais criam Rede Pública de Televisão

TV Brasil e emissoras estaduais criam Rede Pública de Televisão

EBC / TV Brasil - 27/04/10

A TV Brasil fechou nesta terça-feira ( 27 ) com 17 emissoras públicas estaduais o acordo para a instalação oficial da Rede Pública de Televisão, que começa a operar a partir do dia 3 de maio. A nova redeserá formada pela TV Brasil, por sete emissoras universitárias e 15emissoras públicas estaduais. Cobrirá 1.716 municípios em 23 estados,atingindo 100 milhões de brasileiros, que passam a receber aprogramação da TV Brasil em sinal aberto e gratuitamente.

A assinatura dos contratos de operação em rede foi realizada na sededa TV Brasil no Rio de Janeiro, com a participação da diretoria da EBCe representantes das emissoras estaduais. Na reunião, foi criadotambém o Comitê de Rede, que se reunirá duas vezes ao ano paradiscutir programação, questões jurídicas e de marketing relativas àrede. Caberá às próprias emissoras estaduais a indicação dorepresentante de sua região.

As transmissões em rede serão inicialmente de dez horas deprogramação. Quatro dessas dez horas vão ser fornecidas pelasemissoras associadas, assegurando o aporte de conteúdos regionais àgrade nacional da rede pública.

O jornalismo também ganha com a nova rede: doze acordos foram firmadospara produção de reportagens nos telejornais da TV Brasil. Adiretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), jornalistaTereza Cruvinel, classificou como “um gesto generoso” a contribuiçãojá existente destes canais estaduais com o jornalismo da TV públicafederal. Ela lembrou que o mesmo já acontecia sem qualquercontrapartida, relação que se intensificará com a assinatura dos acordos.

Segundo ela, as emissoras estaduais receberão apoio para a produção dereportagens nos telejornais da TV Brasil. “Ao concluir o processo deadesão da rede, estamos fazendo história e gostaria de agradecer atodos que contribuíram nesse processo por espírito público. Agora,vamos nos empenhar na assinatura, com as emissoras da rede, doscontratos de prestação de serviços jornalísticos”, destacou.

Os representantes das emissoras comemoram a criação da rede. Apresidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas eCulturais ( Abepec), Regina Lima, afirmou que agora vai ser possívelcriar o diferencial da programação sem a obsessão de fazer tudo o queas emissoras comerciais fazem.

O representante da TV Cultura do Amazonas, Bean Jackson Nascimento,pediu que a EBC tivesse um olhar cuidadoso com as peculiaridades decada Estado e lembrou que o Amazonas enfrenta muitas dificuldadestecnológicas. Já a presidente da TV universitária de Goiás, RosanaBorges, ressaltou que a assinatura do contrato vai permitir o inícioda produção jornalística local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário