quinta-feira, 22 de abril de 2010

Minc e EBC assinam contrato com vencedora do Brasília 50 Anos

Minc e EBC assinam contrato com vencedora do Brasília 50 Anos

EBC / TV Brasil - 21/04/10

A Empresa Brasil de Comunicação – EBC e a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV) assinaram nesta quarta-feira, o termo de compromisso com a empresa vencedora do concurso para a produção de um documentário inédito sobre a história da construção de Brasília. O projeto vencedor é “A Cidade é uma só”, da produtora 400 Filmes – Serviços de Produção Ltda, de Brasília. O vencedor do concurso “Brasília 50 Anos – da Construção à inauguração”, receberá apoio para a produção da obra no valor de R$ 400 mil e terá que produzir o documentário de 52 minutos em cento e oitenta dias. A obra será exibida na TV Brasil, parceira da SAV/Minc em vários projetos de fomento à produção independente de audiovisuais.A EBC também acompanha o processo de produção do documentário.

A TV Brasil tem o compromisso de expressar em sua programação uma forte aliança com a produção independente, lembra a diretora-presidente, Tereza Cruvinel. E destacou que “o edital foi feito da forma mais republicana e democrática e acolhido com generosidade pelo secretário de Audiovisual do MINC, Silvio Da-Rin, em paralelo ao longa DOC”. O secretário Silvio Da-Rin, elogiou o esforço conjunto da EBC e do Minc para a realização de projetos de fomento ao setor audiovisual. “Esse edital era um desejo da Tereza Cruvinel e o Ministro da Cultura, Juca Ferreira viabilizou recursos para ele se tornar realidade. E é a melhor forma de uso do dinheiro público, difundindo o acesso da população a conteúdos de qualidade”, disse.

A solenidade de assinatura foi prestigiada pelo cineasta Vladimir de Carvalho, que participou da comissão de seleção, pelo coordenador de programas e projetos audiovisuais do MINC, Adilson Ruiz, pelos documentaristas Sérgio Moriconi, Renato Barbieri, Marcos Souza Mendes, Bismarque Porto Real, Dácia Ibiapina, e André Luiz de Oliveira. Para o diretor do projeto vencedor, Adirley Queiroz, será um grande desafio produzir um documentário de 52 minutos em 180 dias mas não se intimida. “Eu já sei o que eu quero para esse documentário. Vou contar a história de Brasília de uma outra perspectiva. A Brasília que está fora da cidade planejada, fora do Plano Piloto mas com uma visão poética”, garante.

Além do “Brasília 50 Anos”, o Minc e a EBC estão juntos em diversas outras parcerias de fomento à produção independente, como os projetos Curta Criança 2010 e Longa DOC. A edição atual do Curta Criança, que está em curso, selecionará projetos para a produção da modalidade ficção, como nos anos anteriores, e também para os formatos documentário e animação. O Longa DOC, projeto para a produção de documentários de longa-metragem, selecionará por concurso, dez projetos para a produção de documentários de temática livre e tempo estimado entre 70 e 90 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário