quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mandela vai ao Parlamento para celebrar 20 anos de libertação





Mandela e a mulher, Graça Machel, aguardam início da cerimônia




Mandela vai ao Parlamento para celebrar 20 anos de libertação
11/02 - 15:24 - iG São Paulo

ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid, chegou nesta quinta-feira ao Parlamento na Cidade do Cabo para comemorar os 20 anos de sua libertação.


•Veja o especial sobre a libertação de Nelson Mandela
• Veja fotos históricas e atuais do líder sul-africano



O líder foi ovacionado ao entrar no plenário. O primeiro presidente negro da história da África do Sul estava acompanhado de sua terceira esposa, Graça Machel. No Parlamento, o atual presidente do país, Jacob Zuma, fará o discurso anual à Nação.

Nelson Mandela deixou a política em 1999, após um único mandato presidencial. Seu sucessor, Thabo Mbeki, ficou nove anos no poder, antes de ser derrubado por seu próprio partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), em setembro de 2008.

No poder há nove meses, Zuma escolheu a data de hoje para o discurso porque pretende aproveitar a força do mito Mandela para pedir união da sociedade sul-africana em um momento de dificuldade para o governista Congresso Nacional África. Há 16 anos no poder, o partido ainda não cumpriu a promessa de superar o imenso legado econômico e social deixado pelo sistema de segregação racial.

Após a democratização sul-africana, alcançada por três anos de negociação entre Mandela e a minoria branca para culminar nas primeiras eleições multirraciais, em 1994, a África do Sul agora enfrenta o desafio de reduzir o desemprego, a criminalidade e a má qualidade da educação e da saúde. Quesitos nos quais a principal vítima continua sendo a maioria negra do país, que corresponde a 80% da população de 50,1 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário