quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Concurso de Redação do Senado recebe primeiros textos finalistas

26/09/2012 - 09h49 Institucional - Atualizado em 26/09/2012 - 10h09

Concurso de Redação do Senado recebe primeiros textos finalistas


Da Redação

O Senado recebeu nesta terça-feira (25) os primeiros textos finalistas da quinta edição do concurso de redação promovido pela Casa. As três redações mais bem classificadas em Pernambuco foram entregues pelo coordenador do Programa Jovem Senador no estado, Antônio Carlos Mendes, ao secretário-geral da Mesa adjunto, João Pedro Lobo Caetano.

As secretarias de Educação têm até a próxima sexta-feira (28) para enviar as redações que representarão seus estados. O envio pode ser feito pelos Correios. O representante pernambucano esteve em Brasília para participar de outro evento e conciliou sua presença com a entrega em mãos.

Mendes elogiou a iniciativa do Senado, ressaltando a importância da provocação e da conscientização política dos jovens. Para ele, essa ação contribui para despertar “a ideologia, o acreditar”, e mostra a eles o lado da “política verdadeira, a política do fazer”. Ele citou o exemplo de Samira Paulino, jovem senadora por Pernambuco em 2011, que teve sua ideia transformada em projeto (PLS 261/2012) com tramitação real na Casa. Depois de participar do programa na Capital Federal, Samira passou a conduzir uma série de ações relacionadas à Educação em Recife e compartilha a sua experiência com outros jovens.

O coordenador também destacou a boa organização do evento, dizendo ser uma referência para o estado. Ele explicou que a coordenação em Pernambuco é realizada pelo Programa Jovens Pernambucanos, com a participação dos próprios estudantes. O programa é chancelado pela assembleia estadual e os jovens são ouvidos pela Comissão de Educação. O núcleo conta com dez estudantes que foram finalistas em programas realizados no ano passado. Além de um jovem senador, o grupo é composto por quatro jovens parlamentares (concurso promovido pela Câmara), três jovens embaixadores do turismo (Secretaria de Turismo de Pernambuco), e dois jovens embaixadores (Embaixada dos Estados Unidos).

Senado Jovem

Com o tema "Meu município, meu Brasil" em 2012, o Concurso de Redação do Senado é uma etapa do Programa Senado Jovem. Foram convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos.

As inscrições encerraram-se no dia 31 de agosto e os resultados finais serão divulgados pelo Senado Federal até o dia 15 de outubro. Os 27 finalistas no Concurso de Redação – um por unidade da Federação – são automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador, que será realizado de 19 a 22 de novembro, em Brasília, na sede do Senado.

Durante três dias, os alunos finalistas exercem um mandato fictício de senador da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis, com assessoramento da equipe técnica do Senado. As ideias apresentadas podem efetivamente se tornar projetos de lei com tramitação na Casa.

Os estudantes também serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado.

As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídias produzidas pelo Senado, além do certificado de participação.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário