quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TV Câmara ganha prêmio em festival de cinema socioambiental

TV Câmara ganha prêmio em festival de cinema socioambiental

O documentário Chico Mendes, Cartas da Floresta, dirigido pela jornalista Dulce Queiroz, da TV Câmara, recebeu o prêmio de melhor média-metragem no 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo/RJ. A premiação aconteceu no último domingo, 12 de dezembro, e entregou à equipe o troféu Alcantarea Imperialis.

As imagens são de Marcos Feijó, edição de Joelson Maia e Ranivaldo Torres, produção de Pedro Henrique Sassi e Rita Andrade. Videografismo de Ernani Pelúcio e trilha sonora de Alberto Valério e Victor Araújo.

Participaram da disputa filmes de vários países como Estados Unidos, Irã e Argentina entre outros. O documentário também recebeu Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e foi selecionado na mostra do Festival de Cinema da Floresta de Cuiabá, no Mato Grosso, ambos em 2009.

Na celebração dos vinte anos da morte de Chico Mendes e 20 anos de promulgação da Constituição Cidadã, a TV Câmara foi ao Acre para mostrar a situação das reservas extrativistas e da floresta amazônica - síntese da luta do ambientalista e líder seringueiro Chico Mendes.

Através do depoimento de pessoas que conviveram com ele, dos atuais moradores das reservas extrativistas e de representantes de órgãos ligados à questão ambiental e à questão ruralista, o documentário busca responder a perguntas como: quais os resultados práticos da luta e da morte de Chico Mendes? Até que ponto sua trajetória produziu mudanças nas políticas públicas para os povos da Amazônia? Qual o verdadeiro legado de Chico para o Brasil? E o que mudou no país em termos de preservação da floresta nestes últimos 20 anos?

Com narrativa em primeira pessoa, baseada nas cartas e entrevistas concedidas por Chico Mendes, o documentário conta a trajetória do líder sindical; os enfrentamentos com o setor ruralista; a luta pela criação das reservas extrativistas - que acabaram resultando em sua morte; e o balanço da atual situação da Reserva Extrativista Chico Mendes.

A premiação pode ser vista aqui.

Site da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário