terça-feira, 30 de março de 2010

TV Brasil e TVE de Alagoas firmam parceria

TV Brasil e TVE de Alagoas firmam parceria

EBC / TV Brasil - 29/03/10

Alagoas, através da TV Educativa, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), aderiu na última nesta sexta-feira ( 26) à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que tem a TV Brasil como cabeça de rede, compondo com as emissoras educativas e universitárias nos Estados.

A assinatura do contrato aconteceu no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e da diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC/TV Brasil), Tereza Cruvinel.

O contrato de associação prevê a adesão a uma grade simultânea de dez horas e meia de programação, composta por programas originários da TV Brasil e das emissoras que comporão a rede, para ser exibida em todas as
praças. O objetivo da RNCP é o de construir uma televisão pautada na diversidade cultural do país, com espaço para as produções regionais e locais. O contrato de adesão não cria qualquer associação jurídica entre as partes – TVE / TV Brasil -, que continuam mantendo sua autonomia e independência.

Também participaram do evento o diretor de Serviços da EBC, José Roberto Garcez; o gerente-executivo da empresa, Marco Antonio Coelho; o secretário de Estado da Comunicação, Nelson Ferreira; o diretor presidente do IZP, Marcelo Sandes; e diretores e servidores do instituto.

Para Marcelo Sandes, além da veiculação local da programação da TV Brasil e das emissoras associadas, a adesão à rede pública de TVs abrirá oportunidade para a veiculação nacional de programas e conteúdos jornalísticos mostrando a vocação cultural, o potencial econômico e as belezas naturais de Alagoas.

“Enseja também a produção de programas envolvendo a TVE e a TV Brasil”, observa. A associação à TV Brasil também prevê assessoria técnica para qualificação da programação e ampliação de infra-estrutura, ações de aperfeiçoamento gerencial, além de iniciativas de atualização tecnológica.

A jornalistaTereza Cruvinel destacou a importância da valorização da TV pública e agradeceu ao governador pela parceria. “É muito importante essa adesão para o crescimento e a valorização da comunicação pública”, frisou.

O diretor de serviços da EBC, José Roberto Garcez, disse que a principal característica da TV pública é a variedade de conteúdos e a
descentralização, o que a distingue da TV comercial. “Contamos com uma rede estimuladora da regionalização e das várias identidades do Brasil. Nada melhor para uma TV que mostrar isso. Estamos com uma rede pública de televisão que, efetivamente, dá ao cidadão brasileiro a oportunidade de se ver e de enxergar suas variedades culturais”, ressaltou.

Para o secretário Nelson Ferreira, a parceria da TV Brasil é bem-vinda, somando esforços para o fortalecimento da emissora estadual. “Através da TVE temos a missão de mostrar a realidade de Alagoas por meio da nossa cultura, da nossa arte, de tudo aquilo que nós, alagoanos, realmente somos
e fazemos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário